Numa iniciativa inédita, a Secretaria Municipal de saúde (SMS) reuniu parceiros institucionais – Universidade Federal de Juiz de Fora Campus GV (UFJF GV), Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares e Distrito Sanitário Especial Indígena MG/ES – no planejamento e realização de duas turmas do EpiSUS Fundamental – Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde, vinculado ao Field Epidemiology Training Program (FETP).
O curso é ofertado pela UFJF GV por meio do projeto de extensão “EpiSUS Obs: Observatório de Epidemiologia Aplicada aos serviços do SUS” na modalidade presencial, sob coordenação da Dra. Waneska Alves. 34 profissionais de saúde de 6 instituições e 8 municípios foram aprovados em processo seletivo e distribuídos em 2 turmas. Destes, 19 são servidores municipais de GV, dos departamentos de vigilância em saúde, atenção à saúde, controle, auditoria e avaliação e do Hospital Municipal (HM). Além disso, o Município participa através da cessão de instrutora e tutoras que apoiam o processo de formação profissional na região.
A abertura contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Caroline Sangali; secretário adjunto Fabrício Casotti; superintendente regional de saúde Rômulo Gusmão; coordenadora do CIEVS do DSEI MG/ES, Maryana Vasconcelos e a vice coordenadora do curso e servidora municipal, Katiuscia Rodrigues. Esta turma concluirá o treinamento na primeira quinzena de julho.
A segunda turma iniciará em agosto de 2022. A carga horária de 180h é dividida em 3 oficinas e há produtos a serem desenvolvidos para o aprimoramento das atividades de vigilância em saúde desempenhadas pelos participantes.
Katiuscia Rodrigues, também médica sanitarista da SMS, destaca a importância da iniciativa: “É muito mais do que um curso. EpiSUS Fundamental impacta diretamente para a melhoria dos serviços de saúde e na tomada de decisões baseadas em evidências. A maior beneficiada será a população.”