O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMG) Campus Governador Valadares completa, neste mês, 11 anos de atividade. Desde sua fundação se dedica a ofertar educação pública, gratuita e de qualidade, voltada à formação profissional e cidadã de milhares de jovens e adultos da cidade e região leste de Minas Gerais. De 2010 para cá contabiliza 1.164 profissionais formados pela instituição, egressos dos cursos técnicos (integrados e subsequente), superiores e da pós-graduação (lato sensu). Atualmente, possui 1.231 alunos em formação nos diferentes níveis e modalidades de ensino.
A equipe profissional da instituição é composta por 54 docentes, oito professores substitutos e 39 técnicos administrativos, além de 15 funcionários terceirizados e quatro servidores anistiados.
Com o aumento da procura da comunidade pelos cursos da instituição e, consequentemente, do número de alunos, a estrutura do campus passou por diversas ampliações ao longo da última década no intuito de imprimir ainda mais qualidade às atividades de ensino, pesquisa e extensão oferecidas aos discentes.
Leia também
A área total do campus possui, aproximadamente, 110.000 m², sendo 8 mil m² de área construída. A estrutura física é composta por um prédio de ensino formado por 14 salas de aulas, uma sala de estudo, seis laboratórios e biblioteca. Conta ainda com um laboratório modular de física e biologia, o Centro de Robótica, Inovação e Empreendedorismo (CRIE), ginásio poliesportivo, cantina, auditório e prédio administrativo.
Em carta aberta à comunidade, a Direção Geral do Campus destaca o impacto do Instituto na região e registra agradecimentos a todos que apoiaram esse projeto.
11 anos do IFMG – Campus GV: mensagem da Direção Geral
Em abril de 2021, o IFMG – Campus Governador Valadares completa 11 anos de atuação na cidade de Governador Valadares e região leste de Minas Gerais. Somos a primeira instituição de ensino pública federal instalada no município, com a finalidade de cumprir seu compromisso de ofertar educação profissional, técnica, tecnológica, gratuita e de qualidade, em todos os seus níveis e modalidades, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.
Diante desse momento tão difícil que estamos enfrentando devido à crise sanitária provocada pela covid-19 é ainda com mais alegria e gratidão que comemoro este marco tão importante para todos nós. Sinto-me honrado, hoje como Diretor Geral, por celebrar os 11 anos do Instituto e aproveito para agradecer a todos que idealizaram, implantaram e deram vida a esse projeto.
Desde que foi implementado, o Campus GV sempre buscou cumprir sua missão institucional de “educar e qualificar pessoas para serem cidadãos(ãs) críticos(as), criativos(as), responsáveis e capazes de atuar na transformação da sociedade”. Milhares de vidas foram impactadas positivamente pela existência da instituição.
Ao longo desses anos muitas pessoas que fizeram e ainda fazem parte da trajetória do Instituto se empenharam para que o Campus fosse instrumento de transformação e construção de uma sociedade com mais oportunidades. E esse é o motivo para comemorar e também agradecer a cada um que, de alguma forma, contribuiu para que chegássemos até aqui.
Deixo um agradecimento muito especial aos alunos, egressos, pais/responsáveis, docentes, técnicos administrativos, funcionários terceirizados, servidores anistiados, gestores anteriores e atuais, lideranças políticas, instituições públicas e privadas que foram nossas parceiras, ao município de Governador Valadares que nos acolheu de braços abertos e com muito carinho.
Reafirmo, juntamente com toda a minha equipe, o compromisso de continuar trabalhando para que a nossa instituição siga contribuindo de forma positiva para que vidas possam ser transformadas e que a cidade e região alcance grandes melhorias.
Desejo que a história do IFMG – Campus Governador Valadares continue sendo construída com persistência e determinação, de forma solidária e conjunta, cultivando sempre os valores fundamentais da nossa instituição, contribuindo sempre para o desenvolvimento humano e social de nossos discentes, para que possam ser capazes de atuar como sujeitos de mudança para nossa gente.